Dicas para aprender verbos frasais em inglês

Estudante

Há quase uma década que Ensino Inglês. Nunca falta muito para os alunos começarem a perguntar: “Como posso soar mais como um falante nativo?”

Percebi que uma grande lacuna para aprendentes ingleses são verbos frasais.
Ensinar verbos frasais permitiu que meus alunos se sentissem mais confiantes e confortáveis usando os significados em inglês. Também tem sido uma grande ajuda para mim como um aprendiz de línguas.

Foi por isso que decidi partilhar convosco as minhas melhores dicas para aprender verbos frasais em inglês. Se estás a aprender Inglês, tenho a certeza que vais adorar isto. E se você é um falante nativo de Inglês, saber sobre verbos frasais pode ser uma grande ajuda com a sua aprendizagem de línguas.

Vamos começar.

O que é um verbo frasal?

Em primeiro lugar, vamos esboçar brevemente o que é realmente um verbo frasal!

Já reparaste que quando às vezes adicionas uma palavra aparentemente minúscula como uma preposição ou um advérbio após um verbo, o significado pode mudar completamente? É uma loucura, não é? São verbos frasais. São um pouco malucos.

Verbo Frasal: Pegar

Agora, como se por algum tipo de magia de jogo de palavras, “pick” tornou-se um verbo frasal. “Pegar” pode significar muitas coisas diferentes. Vamos olhar para apenas quatro dos possíveis significados neste post: melhorar, coletar alguém ou algo, e adquirir conhecimento.

Transitivo ou intransitivo

Detesto começar por atirar-te estas palavras gramaticais, mas ajuda muito se conseguires entender a diferença entre verbos transitivos e intransitivos quando aprendes verbos frasais.

Por exemplo, o verbo frasal ‘esbarrar’ significa “conhecer alguém inesperadamente” e sempre tem que ser seguido pela pessoa que você não esperava encontrar. Não podes dizer: “ontem, encontrei-me. Não a vejo há anos!”Tens de dizer algo assim:” ontem, encontrei a Sarah. Não a vejo há anos!”

A exceção a isso seria se fosse uma declaração que não revelasse quem você encontrou. Por exemplo, ” eu fui à cidade ontem. Não vais adivinhar quem encontrei.”Mesmo aqui, ‘quem’ é a pessoa que conheceste inesperadamente. Na resposta, Este “quem” vai mudar para o nome de alguém e ser colocado depois de “esbarrado”; acontece que aparece mais cedo na frase.

Separáveis ou inseparáveis

Além de ter que considerar se um verbo frasal é transitivo ou intransitivo, também temos que nos familiarizar com a ideia de separável e inseparável.

Vamos voltar para a pobre e sonolenta Sarah. Quando falamos em “acordar outra pessoa”, o verbo frasal “acordar” pega um objeto porque adicionamos “outra pessoa”. Também é separável porque que ‘alguém’ pode ir entre o verbo ‘ despertar ‘e a palavra’ para cima ‘ e ainda soa bem, o significado não muda, e você não vai ficar com nenhum aspecto confuso quando você fala com falantes nativos.

Contexto: um simples truque para memorizar verbos frasais

É muito fácil encontrar lista após lista de verbos frasais na Internet e em livros de gramática, mas essa pode não ser a melhor maneira de aprendê-los. Em vez disso, tente concentrar-se em tópicos.

Imagina que estás a ver uma corrida de Fórmula 1. Vai haver muitos verbos frasais que você pode usar aqui envolvendo “puxar”, porque muitos estão relacionados com a condução.

Por exemplo, Hamilton parou no pit stop, Vettel está se afastando lentamente, Rosberg está puxando à frente. Quase se sente o cheiro da gasolina.

Uma ótima maneira de fazer isso seria começar com uma lista de verbos frasais e um caderno em branco. Escreva um tópico ou situação no centro de uma página no seu caderno, por exemplo, “na sala de aula”. Agora navegue na sua lista de verbos frasais até encontrar algo que possa ouvir “na sala de aula”. Adicione – o à sua lista com um exemplo e repita. Oh sim, e não se esqueça de notar se cada um é transitivo ou intransitivo e separável ou inseparável. É muito mais fácil incorporar isso em sua memória como você aprende cada verbo frasal em vez de lutar mais tarde.

Fonte: https://definicao.net/